Blog | Expertise

Investimento

Investimentos de curto prazo, por quê são importantes?

Escrito por

Glebba Investimentos


Autoria própria


Sabe aquela pós-graduação que você quer fazer, mas está adiando há alguns anos por falta de dinheiro? Aquele seu sonho de poupar o suficiente pra comprar seu primeiro carro ou apartamento? Ou até mesmo aquela viagem com os amigos que vocês sempre tentam combinar, mas nunca conseguem levar adiante? Tudo isso não precisa estar tão distante assim.

É comum pensarmos em nossos objetivos de vida e imaginá-los realizados daqui a 10, 20 ou 30 anos, mas como devemos nos preparar para esse futuro se não temos ideia do que estará esperando por nós? Nos dias de hoje, investir com a cabeça num prazo mais curto pode ser mais inteligente e é algo totalmente indispensável para uma cultura de investimentos.

A verdade é que não temos uma ideia clara de qual situação estaremos daqui a 5 anos, muito menos daqui a 10. Temos o costume de planejar nossa vida financeira já visando os nossos 60, mas ultimamente isso vem sendo quase uma viagem no escuro.

Não sabemos se ainda vai existir o conceito de aposentadoria e até por quanto tempo vamos trabalhar e viver. Num mundo em constante transformação, fica difícil ter certeza do que nos aguarda, por isso, é importante investir no curto prazo.

Quebre seus planejamentos em metas anuais e semestrais

Podemos olhar para esse desafio de um jeito diferente: ao invés de objetivos finais, pense em pequenas metas que você pode realizar em um prazo mais curto.

Se nos planejarmos para os próximos 5 anos, por exemplo, e dividirmos esse prazo em metas anuais ou semestrais, estaremos jogando de forma mais segura e com mais certeza de sucesso no final.

Dentro destas metas, procure por investimentos com liquidez diária, trimestral ou anual a partir dos objetivos que você estabelecer.

Por exemplo, quero ter um fundo de emergência para mim, para o caso de um acidente, ou algo do tipo. Procure por investimentos de renda fixa com liquidez diária.

Quero fazer uma viagem no meio do ano que vem, procure por um investimento de renda fixa com liquidez anual e assim por diante…

O Segredo do investimento de curto prazo é entender a finalidade dele, o quanto você vai precisar economizar pra isso acontecer e a melhor opção de investimento que casa com o que você busca.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nessa plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

INSTRUÇÃO CVM Nº 588, DE 13 DE JULHO DE 2017