Ajuda Glebba

Será que sua dúvida já foi respondida por nós? Caso não tenha, entre em contato 🙂

Geral


Um empreendimento imobiliário precisa de recursos financeiros para arcar com os custos da construção. Ele é financiado em parte pela venda das próprias unidades ainda “na planta”, mas como a venda das unidades é feita em um longo prazo de pagamento, esta receita não é suficiente para cobrir os custos de construção, que geralmente deve ser realizada em 24 meses.

Desta forma, o empreendedor precisa buscar outra fonte de recursos, geralmente feita com instituições financeiras ou grandes investidores, dispostos a investir valores em torno acima de R$1 milhão. Estes agentes acabam recebendo uma boa parte do resultado financeiro do empreendimento.

A Glebba se posiciona como uma alternativa a estes agentes.

É uma maneira inovadora de investir diretamente em etapas do desenvolvimento imobiliário que antes só estavam disponíveis a grandes investidores, pois exigem um alto volume de recursos. O mercado imobiliário tradicionalmente utiliza agentes financeiros ou grandes investidores para financiar o desenvolvimento de empreendimentos.

Porém, através do crowdfunding, a união de pequenos investidores fazem um grande investidor e é possível investir diretamente em empreendimentos imobiliários de alto desempenho que estão em busca de recursos financeiros.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável por fiscalizar o mercado de capitais no Brasil, regula o crowdfunding através da Instrução CVM588 (leia aqui a ICVM 588), de 13 de julho de 2017, o que traz segurança jurídica a esta modalidade de investimento.

A Glebba é uma plataforma autorizada a operar no mercado e registrada na CVM através do Ato Declaratório nº 16.162, de 6 de março de 2018, publicado no D.O.U. de 12 de março de 2018, Seção 1, pág. 41.

Ao investir em crowdfunding imobiliário, você participa do desempenho de vendas do empreendimento.

O investimento é representado por uma participação do VGV (Valor Geral de Vendas), que é a soma do valor de venda de todas as unidades que compõe o empreendimento. Esta participação no empreendimento se traduz em um valor de m² de compra, e o valor do m² de venda é aquele praticado pelo empreendedor na venda das unidades do empreendimento. Ou seja, quanto maior for a valorização do empreendimento, maior será a rentabilidade do seu investimento. E todo mundo lucra junto!

Para garantir que o seu investimento terá uma boa rentabilidade, a Glebba busca projetos de alto potencial, tanto em termos de rendimento quanto de segurança. Ou seja, buscamos empresas sólidas, com bom histórico no mercado imobiliário e diversos empreendimentos entregues com sucesso.

Contamos com o apoio de um conselho de curadoria com alta expertise no setor, composto por profissionais de diversas áreas – arquitetos, urbanistas, engenheiros, administradores, economistas – e que avaliam diversas características dos projetos, com o objetivo de selecionarmos apenas as melhores oportunidades, que serão disponibilizadas para investimento em nossa plataforma.

Crie uma conta para receber as comunicações a respeito de nossas ofertas, e também fique ligado nas nossas redes sociais! Possuimos Facebook, Instagram e LinkedIn.

Investidor


Para investir, basta ser maior de 18 anos, e possuir conta corrente bancária em sua titularidade.

É muito simples criar sua conta na Glebba, basta clicar aqui . Após criar a sua conta, você poderá acessar todas as informações de nossas ofertas, e começar a investir!

Na Glebba não existem taxas para o investidor!

Somos remunerados exclusivamente pelo empreendedor, de modo que você, investidor, não tem nenhum custo conosco.

Se você já tem uma conta, entre na oferta desejada e clique em Investir. Você será direcionado para uma página para preencher seus dados cadastrais, como nome, CPF, conta bancária e entre outros (que são necessários para preencher seu contrato!).

Depois disso, você informará o seu perfil de investidor e o valor que deseja investir. Em até dois dias úteis, você receberá o contrato de investimento no e-mail cadastrado, pra realizar a assinatura digital. A assinatura confirma a reserva do seu investimento.

O valor mínimo de investimento varia de acordo com cada oferta. Você pode verificar o valor mínimo na folha-resumo ou na página da oferta.

O investimento não possui liquidez, portanto não pode ser resgatado antes do vencimento. Porém o investidor pode vender o seu título de forma privada caso deseje, utilizando o modelo de Termo de Cessão, que conta na página de cada oferta, na sessão Pacote de Documentos Jurídicos.

Você integralizará seu investimento quando a captação atingir 2/3 do valor da captação alvo, o que configura o sucesso da captação. Seu boleto, que será enviado quando esses 2/3 forem atingidos, vencerá em 5 dias úteis depois de emitido.

O investidor tem 5 dias úteis para assinar o contrato depois de enviado e 7 dias úteis depois de assinado para cancelá-lo. Até o vencimento do boleto, não há penalidade.

Você vai poder acompanhar seu investimento através da página “Sua conta”, que conta com um dashboard dos seus investimentos – valor investido, status do investimento, status da oferta, status do empreedimento (preço de venda, velocidade de vendas, obras, etc) e rendimento atual.

As ofertas disponíveis atualmente não possuem sindicato com investidor líder. Entretanto, o nosso time de curadoria faz um papel similar ao do investidor líder.

Assim como os fundos de investimentos, os títulos oferecidos pela nossa plataforma são títulos de dívida privada, e portanto não contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

A Glebba Investimentos possui um rigoroso processo de curadoria dos empreendimentos imobiliários disponibilizados na plaforma. É importante destacar que o mesmo inclui auditoria jurídica, mercadológica e econômica, além da análise da solidez financeira da empresa emissora e de seus controladores, que eventualmente podem figurar como avalistas da operação, e do próprio terreno, que configura uma garantia real.

O investimento em crowdfunding, assim como a maioria dos investimentos tradicionais, segue a tabela regressiva de IR. Os impostos são retidos na fonte, e o investidor recebe em sua conta corrente o valor principal investido e ganhos financeiros já líquidos do IR.

A Glebba fornecerá anualmente o Informe de Rendimentos para cada investidor, até o final do prazo de investimento.

Empreendedor


Buscamos captar recursos para empreendimentos que estejam relacionados ao desenvolvimento urbano, como loteamentos e condomínios horizontais. Se você é um empreendedor e possui empreendimentos com estas características, preencha aqui nosso formulário!

Para ser elegível a captação, o empreendimento já deve possuir o registro do loteamento ou incorporação imobiliária. Ele pode ser em fase de pré ou pós lançamento ao mercado.

O processo de análise considera o histórico e entregas já realizadas pelo empreendedor, a estrutura societária do empreendimento, aprovação e regularidade perante os órgãos públicos, análise mercadológica/comercial, e viabilidade financeira. Após a aprovação destas etapas, o empreendimento é submetido para avaliação do comitê de curadoria. Caso seja aprovado, o empreendimento é disponibilizado para captação em nossa plataforma.

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nessa plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

INSTRUÇÃO CVM Nº 588, DE 13 DE JULHO DE 2017