Blog | Expertise

Investimento Mercado imobiliário

Como utilizar a especulação imobiliária a seu favor

Escrito por

Henrique Sá


Formado em Marketing pela USP. É Head de Marketing na Glebba Investimentos. Acredita no poder das redes e do conhecimento, como principal caminho de mudança.


A especulação imobiliária consiste no investimento em prédios, casas, apartamentos, entre outros bens imóveis com a premissa de que eles valerão mais quando forem vendidos no futuro.

Portanto, fazer a compra certa de um imóvel é praticamente a garantia para a sua valorização futura. Entenda agora como utilizar a especulação imobiliária a seu favor.

Como se favorecer da Especulação Imobiliária

A valorização de um imóvel envolve vários fatores, entretanto, é possível notar alguns sinais de que determinado imóvel será ou não um bom investimento.

Abaixo listamos algumas ações que você pode tomar para perceber estes sinais:

1. Observe se há investimento em infraestrutura

Muitas vezes, uma região desvalorizada se torna valorizada através de investimentos realizados pelo poder público. Assim, se a região possui asfalto, sistema de esgoto e energia elétrica, estes se tornam pontos importantes para a valorização do imóvel.

2. Descubra se há escassez de unidades

Outra forma de utilizar a especulação imobiliária a seu favor, é entendendo se existe a escassez de terrenos na região que se pretende comprar o imóvel.

Também é preciso se preocupar com a saturação do mercado, levando em consideração de que pode existir apenas um imóvel na área, porém, ele se torna inútil se o mercado não quer absorvê-lo.

3. Descubra se a cidade está em crescimento

A valorização de imóveis também acontece quando existe expansão urbana. Nesse sentido, você poderá observar que os imóveis com localidades mais afastadas e sem habitação possuem os menores preços. Contudo, eles tendem a valorizar em longo prazo, quando estas regiões passam a ser ocupadas.

Além disso, se você já possui imóveis na cidade, é preciso entender qual é a hora certa de vender. Quanto mais unidades em localidades distantes passam a existir, mais valorizado se torna um terreno próximo ao centro da cidade.

4. Terrenos de bairros planejados

A previsão da construção de bairros diferenciados pode implicar em uma valorização futura do mesmo.

Para tanto, é preciso avaliar aspectos como a localidade em que o bairro está sendo construído, para que tipo de público, utilização do solo, entre outros detalhes que tendem a valorizar um imóvel a longo prazo.

5. Comércios e sistemas de transporte

Observar se existe a possibilidade de diferentes serviços em determinados bairros, é também uma forma de utilizar a especulação imobiliária ao seu favor.

Desse modo, quanto mais movimentações urbanas que atendam assim necessidades do povo tenham em um bairro, mais valorizado se torna um imóvel naquele lugar.

6. Cuidados com a especulação imobiliária

Mesmo com todas estas observações, é preciso ainda entender alguns pontos cruciais sobre ela. Principalmente, se você está interessado em comprar um terreno ou imóvel em uma região onde existem alguns terrenos vagos há muitos anos.

Muitos proprietários, na espera de uma supervalorização daqueles terrenos, não fazem negociações. Desse modo, ali naquela região vai deixar de existir progresso imobiliário, o que poderá prejudicar o seu investimento.

É possível perder dinheiro com a especulação imobiliária?

A especulação imobiliária, como já vimos, é um investimento onde espera-se um retorno maior com a valorização do imóvel.

Para tanto, é preciso observar todos os itens acima discutidos. Contudo, trata-se de um investimento de risco.

Nesse sentido, é válido ressaltar que ele é:

1. Um investimento a longo prazo

Uma vez que os imóveis não se valorizam rapidamente, mas sim, com o movimento urbano em torno do imóvel comprado.

2. Um investimento onde não existe preço de venda

Existe uma previsão de valorização do imóvel, contudo, ela não é determinada. Ou seja, o investidor pode ganhar mais ou menos ao realizá-la.

3. Existe risco, mas ele é pequeno

O fato é que comprar um imóvel não faz com que você perca o capital investido, mas isso não quer dizer que você não pode ter prejuízos com isso.

Ao esperar que determinado imóvel valorize, e isso não aconteça, o investidor perde a oportunidade de fazer outros tipos de investimentos que sejam verdadeiramente rentáveis.

Além disso, a depender da região em que se compra o imóvel, ele pode estar sujeito à catástrofes, sendo um risco para o investidor de perder aquilo que investiu.

No entanto, estas são suposições a serem consideradas, uma vez que ao fazer qualquer tipo de investimento, é preciso estudá-lo.

Vale a pena investir com base na especulação imobiliária?

Quando os palpites são acertados, utilizar a especulação imobiliária é uma das melhores formas de ganhar dinheiro a médio e longo prazo.

Entretanto, é importante salientar que dificilmente um investidor vai conseguir adquirir uma casa ou apartamento para “especulação” imobiliária por menos de R$ 100.000,00, processo se torna este investimento acessível somente a poucos.

Caso você queira conhecer opções mais democráticas para investir neste mercado, confira como investir em imóveis com pouco dinheiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nessa plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

INSTRUÇÃO CVM Nº 588, DE 13 DE JULHO DE 2017