Blog | Expertise

Loteamento

Como surgiram os condomínios fechados no Brasil?

Escrito por

Glebba Investimentos


Autoria própria


Cada vez mais comuns em todo o país, os condomínios fechados vendem a segurança como o principal argumento aos possíveis clientes. Mas como e quando surgiu esse conceito no Brasil? Sergio Lessa Ortiz, arquiteto formado pela FAUUSP e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, fala sobre a origem desse modelo cada vez mais recorrente no país.

Como explica a explica a arquiteta Andreia Aparecida Barbiero, “no Brasil, inicialmente, os condomínios surgiram ao redor da cidade de São Paulo, ocupando grandes glebas, ao longo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. A Chácara Flora foi o primeiro loteamento fechado de São Paulo, executado antes mesmo de existir qualquer legislação municipal regulamentando este tipo de empreendimento” (leia mais aqui). Em 1975 foi lançado um condomínio a 35 quilômetros de São Paulo que tinha como modelo ser um loteamento para indústrias não poluentes, o Alphaville. “Em 1975 foi lançado o condomínio Alphaville nos municípios de Barueri e Santana, a cerca de 30 km da região dos Jardins, em São Paulo. O condomínio foi inicialmente desenvolvido como um novo modelo de loteamento voltado às indústrias não poluentes. Depois, para atender o problema de moradia dos executivos das indústrias, surgiu o Alphaville Residencial, em 1975”, complementa Andreia.

O conceito de condomínios fechados está relacionado à função social dos espaços da cidade. Segundo Sergio, “o fechamento dos condomínios é um reflexo da tentativa de promover uma homogeneidade de classes e ideais sociais em um espaço exclusivo e privativo em que se dissemina a cultura do individualismo”.

O conceito também está relacionado com a ineficácia do Estado em manter qualidade e segurança do espaço público. No entanto, hoje os condomínios fechados são tendência no mercado imobiliário de modo geral, ou seja, são excelente opção para quem quer investir nesse setor. “Grandes empreendimentos dessa natureza têm sido cada vez mais recorrentes em cidades que inclusive apresentam baixos índices de violência como Vinhedo, Santos, Nova Lima e Londrina”, finaliza.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nessa plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

INSTRUÇÃO CVM Nº 588, DE 13 DE JULHO DE 2017