O que é uma plataforma de crowdfunding de investimento? - Ajuda - Glebba
Entrar

O que é uma plataforma de crowdfunding de investimento?

Uma plataforma de crowdfunding de investimento (ou equity crowdfunding) é uma empresa autorizada pela CVM a exercer profissionalmente a atividade de realização de ofertas públicas e a sua distribuição dos valores mobiliários exclusivamente por meio online, onde é fornecido um ambiente virtual de encontro entre investidores e emissores, com a dispensa de registro (Capítulo I, Art. 2º, Item II da Instrução CVM 588).

De forma prática, é uma empresa com poder e conhecimento (jurídico, financeiro, mercadológico e tecnológico) de realizar captações de recursos por meio de oferta pública de distribuição de valores mobiliários dispensada de registro, em meio digital.

Essas captações de recursos financeiros são destinadas ao emissor de tal oferta. Isto é, uma outra empresa, nesse caso o emissor, pede à plataforma a realização de uma oferta pública e cabe à plataforma analisar o emissor - como documentos jurídicos, planejamento do negócio, demonstrações contábeis, administradores e sócios, mercado, público-alvo do produto e entre outros.

A regulamentação seguida pelas plataformas homologadas é a Instrução ICVM n.588, de julho de 2017, nela estão todas regras que as plataformas devem seguir. Você pode encontrar uma leitura mais pragmática no Caderno 12 da CVM sobre crowdfunding de investimento.


Precisa de mais ajuda?

Siga as próximas etapas

InovaBra Habitat - Av. Angélica, 2529, 7º Andar - 01227-200 - São Paulo, SP

(11) 98311-4570 - Atendimento das 9h as 18h em dias úteis

ola@glebba.com.br

Fique por dentro de tudo! Receba nossas notícias, materiais e avisos!



Copyright © Glebba. Todos os direitos reservados.

Glebba Serviços de Investimentos Participativos e de Correspondente Bancário LTDA. CNPJ 29.072.358/0001-01.

Glebba Investimentos é uma plataforma de investimento autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nessa plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.